Minha Casa Minha Vida em Caxias-Ma e alguns questionamentos.

30/03/2011 por julimarsilva · 1 Comentário 

Hoje (30) Timon realizou em um ginásio da cidade o sorteio de 3 mil residências do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal que é desenvolvido em parceria com os municípios. Nesta quinta feira (31) Caxias-Ma deve proceder o sorteio das 2 mil residências do mesmo programa. O sorteio vai ocorrer no parque do povo em Caxias-Ma por volta das 17h.

Cerca de 3 mil pessoas devem participar do sorteio das 2 mil casas. E o questionamento que muitas pessoas fazem pela cidade é: Porque somente 2 mil pessoas vão participar desse sorteio, se mais de 9 mil fizeram a inscrição? Isso tem provocado polêmica principalmente na periferia de Caxias-Ma onde muitas pessoas afirmam que estão sendo injustiçadas.

O prefeito de Caxias-Ma Humberto Coutinho, foi à sua televisão TV Difusora -Caxias – Ma, respondeu a esse questionamento afirmando que o Programa Minha Casa Minha Vida, tem alguns critérios e dentre eles destacam-se:

Características do programa em Caxias

  • Perfil dos beneficiários em Caxias: famílias com renda de até 3 salários mínimos;
  • Total de habitações construídas: 2 mil;
  • Total de Famílias: 2 mil (cerca de 10 mil pessoas)
  • Área total do terreno onde estão sendo construídas as habitações no bairro Teso Duro: 980 mil metros quadrados;
  • Área aproximada do terreno de cada casa: 250 metros quadrados;
  • Área construída de cada habitação: 42,22 metros quadrados;
  • Especificações de cada habitação: cada casa possui forro PVC, piso em cerâmica, 02 quartos, 01 sala, 01 cozinha, 01 banheiro, 01 área de serviço, 01 terraço.

 

Segundo o Prefeito, pessoas que residem em áreas de risco terão preferência. Mulheres que representam suas residências também terão preferência, assim como, as residências que possuem idosos e pessoas que não possuem problemas com a caixa econômica também serão priorizadas.

Outro questionamento que inclusive foi feito pela justiça em algumas cidades do Maranhão e Caxias também foi citada, era o de que poderia está havendo favorecimento no processo de distribuição das residências, que inclusive em Caxias, não estava previsto sorteio em local público. A decisão do sorteio no parque do povo, só foi tomada depois do questionamento da justiça de que estaria ocorrendo o referido favorecimento. Logo após ser divulgado na imprensa estadual a administração municipal adotou a distribuição como se pretende fazer nesta quinta feira (31).

Mas há quem diga que o favorecimento permanece em Caxias-Ma, principalmente contemplando cabos eleitorais do prefeito, que indicam os seus conhecidos. A informação foi repassada por um internauta que preferiu não ser identificado. Segundo ele, alguns cabos eleitorais apenas indicam as pessoas que eles gostariam que recebessem suas residências. Mas a coisa estaria sendo feita dentro da “legalidade”, ou seja, a pessoa indicada cumpre todas as exigências da Caixa Econômica Federal, e por isso não seria questionada a entrega, a única diferença é que a residência chegaria até o beneficiário através do cabo eleitoral que estaria favorecendo do ponto de vista o político mandatário da cidade.

O portal se coloca a disposição do Governo Municipal para, caso queira responder a essas declarações do internauta, envie nota (Direito de Resposta).

Maiores informações: www.debatedemocratico.com.br

Mande sua sugestão para: julimarsilvareporter@hotmail.com

Sobre julimarsilva

Comentários

1 Comentário para “Minha Casa Minha Vida em Caxias-Ma e alguns questionamentos.”
  1. julimarsilva disse:

    Olá..olha o Reginaldo Pinho está trabalhando na Rádio Veneza FM, mas neste mês de Maio agente dever retornar para a televisão

Deixe a sua mente falar

Diga-nos o que pensa...
ah, e se você quiser que apareça a sua foto ao lado do comentário, obtenha já o seu gravatar!