15/06/2017 - Atualizado em 15/06/2017 as 12h10

Maranhão

População reclama queima de material hospitalar no quintal do Posto de Saúde e caso pode ser levado ao Ministério Público

Por Julimar Silva

A comunidade do povoado Paiol do Centro, pouco mais de 30 km da sede de Parnarama-MA, está vivenciando um problema sério. Os funcionários do UBS – Unidade Básica de Saúde do povoado estão queimando o material hospitalar, utilizado em procedimentos realizados no Posto de Saúde, no quintal da unidade.

A Secretaria Municipal de Saúde já tomou conhecimento da situação, pois inclusive já enviou profissionais da pasta para realizar visita técnica. A queima do material que muitas vezes está coberto de sangue contém também agulhas, seringas e plásticos, o que tem gerado transtornos para quem reside próximo ao local da queima. A fumaça tóxica está provocando prejuízos aos vizinhos que terminam por inalar a fumaça que prejudica a saúde das pessoas.

A Secretaria de Saúde que devia primar pela saúde da comunidade, até agora não proibiu a queima do material, já que, além de o local ser inadequado para a queima, são jogadas sacolas do mesmo lixo hospitalar dentro do mato atrás do posto, como se o local estivesse em condições de receber algum lixo.  A Secretaria Municipal de Saúde ainda não tomou as providências, haja vista, que no povoado não existe incinerador para fazer a destinação correta do lixo produzido no posto de saúde seja feita.

Os moradores desejam que esta informação seja levada aos conhecimentos Secretário Municipal de Saúde, Luis Ribeiro Barbosa, para que alguma providência seja tomada. Os danos à saúde dos moradores das proximidades já estão sendo sentidos. Caso a situação não seja resolvida, já se pensa em formulação de uma denúncia ao Ministério Público sobre o descaso com a vida das pessoas oferecido pela Prefeitura de Parnarama tem por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que não estão tratando a saúde pública com a devida preocupação, no que diz respeito à destinação do material utilizado para tratar os pacientes que recorrem às unidades de saúde, em especial no povoado Paiol do Centro.

 

 



Deixe seu comentário: