01/07/2017 - Atualizado em 01/07/2017 as 11h26

Maranhão

Cultura caxiense, maranhense, bandas locais, regionais e nacionais passaram pela Vila Junina em Caxias

A última noite do São João que a gente quer da última quinta-feira (29/06) foi marcada pelas apresentações do Tambor de Crioula da Soledade, da tradicional e típica Dança caxiense do Lili, quadrilha junina Quebra Coco, Dança do Fogo e todo o brilho da quadrilha estilizada Sai de Baixo que misturou dança e teatro. As atrações musicais ficaram por conta de Fabrício Reno e a Cantora Fabrícia e banda.

“Hoje nós podemos dizer que a Dança do Lili é a única dança que representa Caxias. Ela foi criada por caxienses. Antigamente nós tínhamos Caninha Verde, várias danças, mas hoje nós temos a Dança do Lili, que resgata a cultura da roça, que representa a nossa cidade em qualquer lugar do país”, disse Pelé, produtor cultural.

“Eu agradeço imensamente a oportunidade de estar aqui. A gente veio fazer o show, deu tudo que a gente podia dá, mas foi uma festa linda” agradeceu o cantor piauiense, Fabrício Renno.

“Hoje estou fechando com chave de ouro o São João. Vim de noiva. Tudo com muito capricho para o povo de Caxias que eu amo de mais. Já tenho uma história com essa turma. Estou muito feliz mesmo de estar aqui”, disse Fabrícia, cantora.

Foram sete noites de apresentações e desfile das principais manifestações culturais do Maranhão. A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, montou uma Vila Junina no Parque da Cidade na 1ª edição do São João que a gente quer. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, abriu oficialmente o evento na noite da última sexta-feira (23/06), numa noite em que se apresentaram o Reisado, quadrilhas juninas, Baião, Bumba Boi Canário Verde e as atrações musicais Jhonny Casa Nova e Skema 10.

No sábado (24/06), as atrações foram o Carimbó, Dança Portuguesa, Dança Country e Maculelê. Rafael Barone, Forró no Grau e a Banda Forró Sacode fecharam a noite.

No domingo, mais quadrilhas juninas se apresentaram, bumba bois locais e a atração principal, Boi de Axixá, animaram no tablado. No palco principal Carlos Henrique e a banda Seu Menino foram às atrações musicais da noite.

Na quarta noite da Vila Junina, se apresentaram quadrilhas estilizadas e caipiras, o Carimbó o Tambor de Crioula e o Boi Encanto de Caxias. Já no palco principal, passaram o canto Emanuel Torres e a cantora Taty Girl.

A quinta noite marcou o retorno das quadrilhas juninas estilizadas e caipiras à Vila Junina, teve Carimbó, Dança Country e o Boi São Jorge de Timon. Jackson Douglas, cantor caxiense, e a banda de forró Tropykalya levantaram o público.

A penúltima noite de apresentações na Vila Junina recebeu a Dança da Cana de Aldeias Altas, as quadrilhas juninas e o Boi Encanto Divino. Damásio Neto abriu com um grande show no palco principal. A atração mais esperada da Vila Junina foi Mara Pavanelly que cantou para aproximadamente 20 mil pessoas seus principais sucessos.

Marcado pela segurança, o São João que a gente quer não teve incidentes, as pessoas se divertiram, levaram suas famílias e passearam pelo espaço montado com mais de 70 barracas com comidas típicas, parque de diversão e forró pé de serra na Jardineira. Além disso, a Vila Junina dialogou com a cultura maranhense desde a exposição de fotografias da arquitetura colonial de Caxias, passando pela exposição de produtos artesanais do Bumba Meu Boi. O público também interagiu com as opções oferecidas.

Para a organização o resultado foi positivo. O prefeito Fábio Gentil garantiu que em 2018 será ainda melhor.

“Quando você pensa nos problemas, você minimiza as consequências dos problemas. Deu tudo certo, toda a equipe está de parabéns, em especial o prefeito que nos apoiou e acreditou em nosso potencial como secretário e como equipe. Fizemos essa festa maravilhosa”, avaliou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

 “Foi uma edição muito bacana para as famílias, as crianças, os adultos, idosos, todo mundo se divertiu, todo mundo brincou sem violência” disse Letícia Mabel, primeira dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Fico satisfeito porque sei que o nosso objetivo foi alcançado. As famílias, os pais e seus filhos puderam retornar ao nosso São João, e, eu tenho certeza, que se esse ano foi bom, no próximo ano será muito melhor ainda”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

 

Confira a reportagem:

 



Deixe seu comentário: