23/07/2017 - Atualizado em 23/07/2017 as 07h17

CAXIAS

A previsão é que a Feirinha da Gente tenha início a partir das 08h e siga até às 15h, na Praça Vespasiano Ramos, largo da Igreja São Benedito, no Centro de Caxias.

A tarde do último sábado (22) foi de organização das barracas personalizadas com a marca da Feirinha da Gente. Os feirantes estiveram engajados nos momentos finais para a estreia de mais uma novidade que promete mobilizar diversos segmentos e pequenos empreendedores caxienses. A previsão é que a Feirinha da Gente tenha início a partir das 08h e siga até às 15h, na Praça Vespasiano Ramos, largo da Igreja São Benedito, no Centro de Caxias. A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Taniery Cantalice, destacou a importância do evento para o comércio e o turismo local.

“A gente começou a preparar para que quando a população chegar esteja tudo pronto. Quero convidar toda a população de Caxias para conhecer mais um ponto turístico, mais um ponto para que as pessoas de Caxias possam estar vendendo seus produtos, os produtos da cidade e que possam desfrutar da alegria que é mais uma espaço que o prefeito disponibiliza para população, que é a Feirinha da Gente. A gente ver o sucesso de Feirinhas em outras cidades, como Fortaleza, em São Luís, está dando certo e a gente tem que persistir no que é bom. Eu tenho certeza que será algo muito bom para a cidade de Caxias”,explicou Taniery Cantalice, secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

A Feirinha traz ao consumidor produtos agroecológicos a preço acessível, oriundos do projeto de Agricultura Familiar. Haverá também várias barracas para comercialização de artesanato local, como por exemplo, peças criativas produzidas por artesãos da “Princesa do Sertão”. Os permissionários vão expor e comercializar nas barracas os produtos da gastronomia, onde se poderá consumir o melhor da culinária caxiense; artes plásticas; artesanato; livros; produtos da agricultura familiar, dentre outros. As atrações musicais ficam por conta das bandas de música municipal, grupos, cantores locais e grupos folclórico que se apresentarão durante o evento.

“Nós vamos expor peças em Babaçu, Sementes, Flores, EVA, produtos feitos manualmente. É um processo contínuo, mas essa feira é a primeira vez que estamos colocando, à medida que vai acontecendo a feira, é que você vai conquistando o cliente e ele vai levando o conhecimento daquela feira para outras pessoas”, disse Aparecida Sarom, artesã.

“Nosso primeiro intuito é a educação ambiental. Nós temos empreendimentos sustentáveis, é o nosso foco, onde nós vamos mostrar o artesanato a partir de garrafas pet. A partir da reciclagem nós estamos mostrando que é possível preservar o meio ambiente e é possível de gerar renda, e é possível socializar”, afirma Francisca Ramos, artesã.

“Vou trazer obras de autores caxienses que a gente tem aqui, que estão em Caxias e que estão fora também. A ideia é que a gente possa valorizar a produção local, valorizar os escritores da terra”, ressalta Manoel de Jesus, livreiro.

A iniciativa do projeto é da Prefeitura de Caxias, fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico, Esporte e Juventude com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento contará também com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca; Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Indústria e Comercio; Secretaria Municipal de Infraestrutura; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; da Academia Caxiense de Letras e do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).



Deixe seu comentário: